domingo, 27 de setembro de 2009

Lixo Eletronico

O que você faz com um computador velho?

O lixo eletrônico é um dos grandes problemas da atualidade. Segundo dados do Greenpeace, por ano, são produzidos até 50 milhões de toneladas desse tipo de lixo no mundo inteiro.O grande perigo é que a maioria dos aparelhos eletrônicos tem em sua fabricação metais tóxicos, como mercúrio, chumbo e cádmio.
Creio que a maioria das pessoas põe seu computador no lixo, ou entregam para os carroceiros. Bom, quando é posto no lixo, ou dado para os carroceiros, que só vão retirar as partes que podem vender, o resto jogam fora, isto para no aterro sanitário, essas substâncias, como os metais tóxicos, uma vez descartados de forma incorreta em locais pouco apropriados tornam-se problemas ainda maiores.
Um computador é feito, basicamente, com plásticos e metais, mas também de componentes extremamente danosos à saúde, como chumbo, cádmio, belírio, mercúrio, etc.
O mercúrio, pode causar danos cerebrais e ao fígado, o chumbo pode causar náuseas, perda de coordenação e memória. Em casos mais graves, pode levar ao coma e, conseqüentemente, à morte. A partir do momento em que estes elementos tóxicos são enviados para lixões e contaminam tanto o solo como a água, todos aqueles que se utilizam dessas fontes será contaminado pelos detritos.
Mas isso pode ser mudado, pois a maioria das peças do computador podem ser recicladas. Existem várias empresas que lidam com a reciclagem destes materiais, ou é possível fazer doações para organizações que trabalham com a inclusão digital.
Uma dica para reciclar seu computador da melhor forma, caso não haja condições dele ser reutilizado é dividir-lo e desmontar. Através disso você poderá separar os componentes de metal e plástico, fazendo com que ambos tenham um destino correto, pois as empresas de reciclagem normalmente são especializadas, ou seja, só reciclam plásticos ou metais, não os dois juntos. Sendo assim, separar se torna uma boa alternativa para ajudar o meio ambiente. Se todos colaborarmos, podemos prolongar nossos recursos naturais e ajudar a presever a natureza.


Por Taís U.


4 comentários:

  1. Parabens Tais pela postagem. Esse é um assunto crítico porque nossa sociedade cultua a tecnologia de "última hora" como uma questão de estatus. Se continuarmos assim vamos direto a um desastre ambiental, porque não há reciclagem desses aparelhos. Não achas que deveria haver uma lei que limitasse a quantidade de lançamentos de um mesmo produto que as vezes só apresenta modificações fúteis?
    Gerardo

    ResponderExcluir
  2. Interessante, não sabíamos que era possível reciclar as peças de um computador, e nem que a separação de materiais neste caso fazia a diferença!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante essa postagem, para esclarecer que há certas coisas que não podemos simplesmente jogar fora, pois há nelas substâncias tóxicas que podem gerar complicações tanto no solo quanto em humanos. Conscientizar é preciso!

    ResponderExcluir
  4. Legal, eu não sabia que era possível reciclar as peças dos computadores.

    /Victória Pieretti- 2C

    ResponderExcluir