Como bem sabemos, muitas foram as tecnologias criadas para tornar o nosso dia-dia mais prático e simples. Um exemplo disso são os produtos de limpeza, que, como bem sabemos, vêem prontinhos nas prateleiras do supermercado. São produtos em que basta aplica-lo no local que deseja limpar e rapidamente ele fica limpo. De fato existe uma praticidade enorme nesses produtos, porém estes não compensam o mal que podem fazer tanto a nós quanto ao meio ambiente.
Estudos comprovaram que esses produtos de limpeza contém na sua fórmula componentes voláteis que poluem o ar e ainda podem causar irritação nas vias respiratórias, fadiga e falta de ar. Com isso foram resgatadas, e também criadas, receitas com materiais ecológicos que prezam o mesmo desempenho que produtos como detergente, solvente etc.
Então, com a intenção de dar meios de preservar a saúde e o "ar", mesmo que minimamente, aqui vão algumas dicas sobre que produtos trocar.
Vinagre X Limpadores
O vinagre pode ser usado para substituir limpadores, como detergentes e limpadores multiuso, isso porque é bem ácido, então consegue combater o mofo, a gordura e odores.
-Para limpar tapetes e carpetes - Duas colheres de sopa de vinagre para cada litro de água.
-Para tirar o cheiro de mofo dos armários - Colocar vinagre branco em uma bacia (não grande) e deixar no armário, vazio, durante a noite.
-Para limpar o fogão depois de uma fritura - Deixe o vinagre durante 15 minutos sobre a gordura e depois limpe, com um pano e água.
- Para limpar janelas e espelhos - Dilua três colheres de vinagre em 10 litros de água quente.
Bicarbonato de sódio X Água Sanitária
O bicarbonato de sódio é ótimo para retirar odores e ajudar na limpeza da cozinha. Pode substituir tanto o detergente quanto a água sanitária.
-Para desentupir ralos com gordura - Usar uma xícara de sal, uma de bicarbonato de sódio e uma chaleira com água fervendo, misture-os e despeje a solução.
-Para soltar alimentos incrustados nas panelas ou assadeiras - Misturar água quente com o bicarbonato. Quando o alimento desgrudar, limpar com esponja.
-Para limpar potes de plástico manchados - Esfregar uma pasta com suco de limão e bicarbonato.
OBS: Ao fazer esses procedimentos com o bicarbonato, usar luvas.
Limão X Removedores de manchas
O limão, devido a sua acidez, é ótimo para remover sujeira e manchas. Pode substituir produtos como água sanitária e removedores de manchas e ferrugem.
-Para tirar ferrugem de objetos como talheres e grelhas - Esfregar suco de limão com uma palha de aço.
- Para remover gordura das louças - Diluir um quarto de xícara de suco de limão em um pouco de água, depois é só aplicar no prato sujo.
- Para remover manchas de suco e molhos - Esfregar a mancha com limão e deixar secar.
- Para alvejar roupas amareladas - Colocar as roupas em uma balde com água e pedaços de limão.
Bem, estão aí as dicas! Espero que tenham gostado e que, se possível, mudem alguns hábitos. Ah, já ia esquecendo, essa troca além de fazer bem a saúde, faz bem ao "bolso", segue q porcentagem de economia quando feita a troca desses produtos:
-Economia com a troca pelo vinagre: 32 %
-Economia com a troca pelo bicarbonato de sódio: 63%
-Economia com a troca pelo suco de limão: 67 %
Retirado da revista Veja do dia 15 de abril de 2009, pgs 98 e 99.
Era isso, até a próxima!
Taís Fontes
Parabens pela postagens. Esses produtos de limpeza são os principais responsáveis pela poluição dos rios e lagos, entre eles o Guaíba, que recebe o esgoto de 73% da população sem tratamento nenhum.
ResponderExcluirVocês já viram algum tema desses no marketing das novelas? Claro que não. Sabem porquê? Porque a UNILEVER e a PROCTER & GAMBLER são as maiores anunciantes da TV.
Como vocês acham que poderiamos educar nossa população para mudar os hábitos?
Gerardo