O mundo tecnológico está presente em nosso cotidiano de uma maneira tão avançada que a cada dia uma nova tecnologia é criada em prol da sociedade. Com o objetivo de facilitar, agilizar ou melhorar o padrão de vida da população, elas estão sendo vistas como uma forma de evolução.
Todo o fundamento do ser humano está ligado à natureza, ou seja ele depende dela para assim poder sobreviver. Sem ela, tudo acabaria. Com isto vamos mostrar para vocês exemplos de tecnologias maléficas que prejudicam diretamente a natureza e os seus seres vivos.
1) REFRIGERADORES ANTIGOS: O refrigerador que tem como objetivo conservar os alimentos, quando muito velho pode trazer prejuízos ao meio ambiente, pois emite para a camada de Ozônio CFC. Ele está presente em aérozóis e em excesso provoca buracos na camada de Ozônio. A camada que tem por objetivo nos proteger contra os raios solares, perde a sua eficácia.
2) AGROTÓXICO: Ele que é o grande responsável pelo sucesso da maioria dos nosso agricultores, traz sim grandes problemas para nossa natureza. Quando usado em excesso para agilizar o crescimento dos alimentos, prejudica o solo e os meios hídricos que estão ali perto, provando assim uma destruição na lavoura, no solo e nos rios.
3) ENERGIA: Toda a tecnologia necessita de energia, por meio de pilhas ou baterias. Assim quando elas perdem a utilidade vão para o lixo. E a energia elétrica é retirada da natureza.
Existe outro grande vilão de tudo isto, o lixo eletrônico. Ele é produzido pelo homem, depois que este, não usa mais os seus eletrodomésticos. Os eletrônicos possuem substâncias como PVC, chumbo, mercúrio, entre outros que fazem mal diretamente aos seres vivos que estão presentes no local, por serem extremamente tóxicos.
Com tantos problemas vistos logo acima, perdemos a esperança de unir a evolução das tecnologias com o meio ambiente, mas ainda existem tecnologias que beneficiam a vida dos seres e a preservação da natureza. Veja alguns exemplos.
1) Energia eólica
2) Energia solar
3) Biocombustível
4) Banheiros ecológicos
5) Materiais de limpeza feitos de óleo vegetal
Assim, depois de tudo apresentado, a grande conclusão que tiramos seria de que pode haver uma conciliação entre a evolução das tecnologias com o meio ambiente. A sociedade deve ter responsabilidade tanto na hora da fabricação, quando na hora da eliminação. A reciclagem e a troca de materiais são soluções. A principal solução para tudo, seria a CONSCIENTIZAÇÃO da socied
ade.

Então, esta é mais uma dica para aqueles que acessarem o nosso blog.
Por Francielle Santos
Parabens pelas tuas conclusões Francielle. Esse ponto de equilíbrio parece estar ainda um pouco longe. Além da conscientização da maioria, parece que será necessária uma ação punitiva para a minoria de individualistas que não admitem contenção de suas ambições pessoais. Talvez lei mais severas e impostos crescentes sobre os transgressores nos tragam benefícios mais cedo, antes que as catástrofes anunciadas se cumpram.
ResponderExcluirGerardo
Muito bom esse post. Realmente, o necessário é uma maior conscientização da população, por exemplo, para que deixar uma geladeira parada em casa quando você pode vender num "brique" e, além de desocupar um espaço na sua casa, ainda ajuda o meio ambiente.
ResponderExcluirVejo que é facil ajudar, mas que devemos prestar mais atenção no que jogamos fora, e no que inutilizamos.
Gostaria de sugerir um assunto: " o que você faz com os celulares que você não usa mais".
Acho que todo mundo ja teve pelo menos 1 ou 2 celulares, e aonde foram parar?
Parabéns para o grupo.