sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Tchau, sujeira!

Andar numa cidade grande, é ter cada um dos sentidos atacados por algum tipo de sujeira: fumaço, barulho, poluição visual... Por isso estão sendo criadas tecnologias que vão amenizar essas "sujeiras", o que vai fazer com que as metrópoles fiquem muito mais limpas.
-Chiclete ingrudável, ele é feito de moléculas hidrofílicas que se ligam facilmente à água, por isso ele estará sempre molhado, não gruda na calçada e nem no sapato, e já se encontra na Inglaterra e possui o mesmo sabor de um chiclete normal.
-Prédios autolimpantes: o imóvel e seus vidros são revestidos por uma solução de titânio, que reage com a luz do sol e quebra as moléculas de sujeira, já existe na Europa e EUA.
-Aspirador de poluição: O ar é sugado e passa por filtros encharcados de hidróxido de sódionque captura as moléculas de CO2. Sete unidade deste seriam suficientes para limpar a Av. Paulista em São Paulo.
Essas e váras outras tecnologias estão sendo criadas para nos ajudar a proteger o meio ambiente e prometem deixar as ruas das cidades grandes mais limpas do que nunca.
Vi essa matéria na revista super interessante Maio/2009
Mariana Daudt

6 comentários:

  1. Idéias muito criativas, que tendem a dar muito certo, só que devemos analisar também o custo benefício. Será que todos os países teriam condições de espalhar por suas cidades os aspiradores em questão, por exemplo? Por outro lado, normalmente os países que mais poluem são os mais ricos, o que faria viável o uso de tais invenções. Ah, os chicletes mencionados seriam muito úteis no colégio, tornando as mesas mais limpas! :)

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito que essas idéias são super interressantes, mas na realidade deveriamos não só nos preoculpar em meio de "limpar a sujeira" e sim de nao faze-la mais. muito informativo o blog

    ResponderExcluir
  3. Muito boa essas ideias para ajudar o meio ambiente, mas elas não teriam um prejuízo economico para a população?
    /Desmatamento em POA

    ResponderExcluir
  4. as idéias com certeza são interessantes e chamam bastante atenção. mas será que são viáveis??

    ResponderExcluir
  5. Muito criativa as idéias aqui apresentadas, Prédios Autolimpantes, Chiclete Ingrudável, Aspirador de poluição. Quem sabe assim podemos dessa e de outras maneiras remover a “sujeira” que afeta nossos sentidos, fazendo com que encontremos novas soluções para o desenvolvimento mais saudável do mundo. É óbvio que devemos lembrar dos gastos, iremos gastar dinheiro, mas senão pensarmos em boas, e simples idéias que funcionem, com poucos gastos, que não é nada comparado aos gastos em guerras, saúde, educação, não acabaremos bem.

    Daniel Alonso Costa - Sustentabilidade X Guerra - 2ºC

    ResponderExcluir
  6. Muito interessantes esta postagem e a idéia apresentada. Mas e o custo de todos essas tecnologias? As tecnologias são realmente eficientes ou são apenas idéias? Há alguma previsão para o uso destas tecnologias no Brasil?
    Poderia ser mais desenvolvido.
    Obrigado

    ResponderExcluir