quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Uruguai - Parte 1

A grande viagem


Depois de um bom tempo sem fazer postagens, aqui estamos novamente! Dessa vez a postagem será super legal, isso por que envolverá uma pesquisa que fizemos em outro país, não é legal mesmo? Bem, vou explicar melhor. Como estudamos no Colégio Santa Inês, já é de costume fazer viagens relacionadas a alguma matéria ou projeto. Ano passado, quando estávamos no primeiro ano fomos a gramado e neste ano fomos conhecer o Uruguai. Lá pegamos algumas perguntas que bolamos aqui em porto alegre e as fizemos para os moradores locais e, devo admitir, foi muito divertido. Conhecemos pessoas das mais variadas idades, humores, profissões... Eu diria seguramente que foi uma experiência incrível. Ok, agora voltando para o assunto da postagem, fizemos essas perguntas e logo mais iremos posta-las, tentando mostrar se o pessoal de lá é consciente ou não quanto as questões ambientais.

Como esse dia foi muito legal, acho que vale a pena dizer como este aconteceu. Na verdade, foi tão divertido que estou rindo só de me lembrar. Como pode-se ver, os uruguaios falam um espanhol muito rápido, que, para quem não sabe o idioma, é quase indecifrável. Então, imagine só, três jovens paradas na frente de um prédio residencial, brasileiras, sem saber espanhol, tentando convencer as pessoas a pararem e ouvirem nossas perguntas úteis e divertidas. Bem, ainda bem que eles são simpáticos por que falamos “yo no entiedo” umas milhões de vezes. Claro, a apresentação que era a melhor, quem fazia isso era a Fran, provavelmente a única com coragem para tal. Uma pessoa passava e ela dizia: ”por favor, nós somos estudiantes de Brasil e gostaria de fazer unas perguntas, pode ser?” era uma mistureba de espanhol, com português, às vezes francês e até italiano. E, para nossa felicidade, o pessoal era incrivelmente simpático,até aqueles que diziam não nos davam um sorriso e desejavam boa sorte, muito educados. Também, para melhorar esse dia, devem ser mencionadas algumas figurinhas que encontramos por lá. Tinham brasileiros, franceses, austríacos, de tudo e mais um pouco. Tinha gente que achava graça da gente perguntando e tinha gente que respondia com uma convicção impressionante. Houve um senhor, que nós tentamos fazer as perguntas, só que ele disse que já haviam perguntado pra ele, até ai tudo bem. Daí depois de um tempo ele apareceu e nos perguntou como que eles, os uruguaios, estavam indo na pesquisa, e nós falamos que estavam indo muito bem. Nem preciso dizer que fiquei muito surpreendida com essa atenção que ele deu a nossa pesquisa, afinal, ele prestou atenção e se interessou por uma pesquisa de escola, quem é que faz isso nos dias de hoje hein?

Agora, chega de conversinha, vou colocar abaixo os gráficos e os pareceres sobre cada resposta e etc.

Questão número 1

Na sua opinião, as tecnologias em relação ao meio ambiente:

a)Sempre o prejudicam

b)Só algumas o prejudicam

c)Nenhuma o prejudica

d)Não sei/não opino






Bem, como podemos notar, a maioria das pessoas responderam a letra a e b. A resposta esperada por nós era a b pois, como sabemos,existem tecnologias que fazem o bem e tecnologias que fazem mal, para nós e para o meio ambiente. Porém como notamos, boa parte das pessoas disse que as tecnologias sempre o prejudicam, o que evidencia a má imagem que elas tem diante a sociedade. Mas entre as quatro respostas, essas duas são as mais esperadas, pois, dizer que as tecnologias não prejudicam é o mesmo que mostrar que não se está muito antenado com os temas atuais e não opinar também não é uma boa opção, afinal, não podemos ser indiferentes em tudo na nossa vida.



Continua...

Por Taís F.

Nenhum comentário:

Postar um comentário